domingo, 18 de maio de 2014

ENSAIO - Farmacologia Aplicada as Drogas Quimioterápicas

Farmacologia Aplicada as Drogas Quimioterápicas

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE
Especialização em Farmacologia Clínica

Agradecimentos.

Um agradecimento especial aos docentes e colegas pós-graduandos, especializando-se no Curso de Pós Graduação em Farmacologia Clínica  da Faculdade Ateneu, em Fortaleza, Ceará, reduto intelectual do autor, entidade acadêmica inspiradora da formatação desta Série Acadêmica.

Agradecimentos iniciais ao Programa Internacional de SNMGS - Máster en Gerontología, com titulação de Maestría en Gerontología Social, oferecido pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México e a Coordenação do Curso de Pós Graduação em Máster em Gerontología, da Universidad Europea del Atlántico.

Nessas duas Universidades o autor encontra-se matriculado no Mestrado, com pesquisa a ser desenvolvida na área de Neurociência da Cognição.

Cumprimentos aos doutorandos brasileiros, em curso no “Doctorado en Ciencias Biomédicas” do Instituto Universitario Italiano de Rosario, na Argentina, onde o autor vislumbra, empós o Mestrado em conclusão, obter seu título de Doutor em Medicina, com área de pesquisa: Mapeamento Cerebral: Síndromes com repercussão na deficiência intelectual, distúrbios e transtornos neuropsicobiológico

Essa obra é dedica a minha esposa “Ray Rabelo” pela sua paciência e dedicação ao ensino e a pesquisa na área da cognição de pessoas “especiais”.

Aos amigos e filhos: César Venâncio Rabelo da Silva Júnior, professor, pesquisador, induziu-me a ser escritor na Farmacologia; ao idealista Marcelo Venâncio Rabelo da Silva, que inspirou o INESPEC a fundar a Rádio WEB, hoje líder mundial no seguimento, além de ter iniciado um projeto de auxílio a “resgatar vidas”, de dependentes químicos.

Ao senhor Francisco Venâncio do Carmo, hoje, entre nós, com 75 anos, meu pai e Sra. Adelaide Fernandes da Silva, 75 anos, de pura alegria. Ambos responsáveis pela minha formação moral.
Dedico com honra e respeito o presente livro, a Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, entidade onde o escritor encontra-se cadastrado. A entidade em comento objetiva estimular a realização de pesquisas, cursos e seminários atinentes às especialidades; congregar todos os profissionais das diferentes especialidades que trabalham as questões de desenvolvimento da Infância, da Adolescência e Atenção à Família; representar todos os profissionais que trabalham as questões de saúde e educação da Infância, e Adolescência no País e no Estrangeiro; patrocinar, dentro e fora do país, a realização de Congressos, Seminários e Reuniões especializadas; e representar a Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins brasileiras no País e no Estrangeiro junto a Sociedades Internacionais congêneres;



Epígrafe.

JURO... E, Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.

“os médicos recém-formados escolhem um medicamento inadequado ou duvidoso em metade dos casos”. Documento da OMS. “primum non nocere - Primum non nocere é uma Latina frase que significa" em primeiro lugar, não causar dano.  

A frase é por vezes registadas como nocere nil primum . Não-maleficência , que é derivada da máxima, é um dos principais preceitos da ética médica que todos os estudantes de medicina são ensinados na escola de medicina e é um princípio fundamental para serviços de emergência médica em todo o mundo. Outra maneira de afirmar é que, "dado um problema existente, pode ser melhor não fazer alguma coisa, ou até mesmo para não fazer nada, do que correr o risco de causar mais mal do que bem." Ele lembra o médico e outros profissionais de saúde que deve considerar o possível prejuízo que qualquer intervenção poderia fazer. Ele é invocado quando se debate o uso de uma intervenção que acarreta um risco evidente de dano, mas a menos certa chance de benefício. Não-maleficência é frequentemente contrastado com seu corolário, a beneficência. Primum non nocere - Diz por isso que " primum non nocere "não é, na verdade, a partir de Hipócrates, mas é uma frase nas epidemias - "A origem do primum non nocere . " British Medical Journal respostas eletrônicas e comentários, 1 de Setembro de 2013. Smith, C. M. (2005). "Origem e Usos da Primum non nocere - acima de tudo, não causar dano ". The Journal of Clinical Pharmacology 45 (4): 371-377. doi : 10.1177/0091270004273680 .

Cura te ipsum. "Cuide do seu próprio eu!" ou "Cure a sua auto" é uma Latina liminar, pedindo médicos para cuidar e curar-se primeiro, antes de lidar com os pacientes. Cura te ipsum ficou famoso na tradução latina da Bíblia, a Vulgata “O provérbio foi citado por Jesus... Médico, cura-te a ti mesmo”, como registrado no Evangelho de Lucas, capítulo 04:23. Lucas Evangelista foi ele próprio um médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário