domingo, 18 de maio de 2014

Iatrogenia: Discussão ampla.

1 - 3 - Iatrogenia: Discussão ampla.

A iatrogenia é um fenômeno importante, e um risco severo para os pacientes. Um estudo de 1981 refere que uns terços das doenças num hospital universitário eram de causa iatrogénica, que cerca de um em dez eram consideradas major, e que em 2% dos doentes a doença iatrogênica levou à morte. As complicações estavam mais fortemente associadas com a exposição a medicamentos. Noutro estudo, os principais fatores que levavam a problemas eram uma avaliação inadequada dos pacientes, falta de monitorização e acompanhamento, e a não realização dos testes de diagnóstico (Nas ciências da saúde, são denominados exames complementar de diagnóstico aqueles exames - laboratoriais, de imagem, etc -,  que complementam aos dados da anamnese e do exame físico para a confirmação das hipóteses diagnósticas e tratamento. São solicitados por diversos profissionais, como médicos, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, psicopedagogos. Exemplos comuns incluem a radiografia, tomografia axial computadorizada, ressonância magnética, exames laboratoriais etc)  necessários.  Estatísticas apresentadas nos Estados Unidos, registaram-se no ano 2000: 12 000 mortes em cirurgias desnecessárias;  7.000 mortes por erros de medicação em hospitais; 20 000 mortes por outros erros hospitalares; 80.000 mortes por infecções hospitalares; 106.000 mortes por efeitos laterais dos medicamentos (não por erro). Estes números, que totalizam 225000 mortes por ano, colocam a iatrogenia como terceira causa de morte nos Estados Unidos, após a doença cardíaca e o cancro, e a uma grande distância da causa seguinte, a doença cerebrovascular. Ao interpretar estes números, é de notar que: a maior parte dos dados foi derivada de estudos em doentes hospitalizados; as estimativas são apenas para mortes, e não incluem outros efeitos negativos. As estimativas de morte devido a erro são menores que as do relatório IOM. Se forem usadas as estimativas mais altas, o número de mortes por iatrogenia pode variar entre 230 mil e 284mil.

Iatrogenia refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico. Contudo, o termo deriva do grego iatros (médico, curandeiro) e genia (origem, causa), pelo que pode aplicar-se tanto a efeitos bons ou maus. Em farmacologia clínica, o termo iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos (co) laterais dos medicamentos. De um ponto de vista sociológico, a iatrogenia pode ser clínica, social ou cultural. Embora seja usada geralmente para se referir às consequências de ações danosas dos médicos, pode igualmente ser resultado das ações de outros profissionais não médicos, tais como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, dentistas, etc. Além disso, doença ou morte iatrogênica não se restringe à medicina Ocidental: medicinas alternativas também pode ser uma fonte de iatrogenia, de acordo com a origem do termo. Podemos sugerir algumas fontes de fontes de iatrogenia. Entre elas: Erro médico; Negligência ou procedimentos com falhas; Suicídio assistido (ex: Eutanásia); Má caligrafia nas prescrições; Interação medicamentosa; Efeitos adversos dos medicamentos; Má utilização dos antibióticos, levando à criação de resistências; Tratamentos radicais; Erros de diagnóstico; Infecções nosocomiais; Transfusões sanguíneas.

1 - 4 - Conclusão.


Iatrogenia pode ser considerada uma doença com efeitos e complicações causadas como resultado de um tratamento médico. O termo deriva do grego e significa de origem médica, e pode-se aplicar tanto a efeitos bons ou maus. Em farmacologia, iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos. Geralmente a palavra é usada para se referir às conseqüências de ações danosas dos médicos, mas também pode ser resultado das ações de outros profissionais, como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, dentistas, etc. Além disso, medicinas alternativas também pode ser uma fonte de iatrogenia. Uma causa muito comum de efeitos iatrogênicos, que acarreta em óbito, é a interação medicamentosa, que é quando um ou mais medicamentos alteram os efeitos de outros que estão sendo tomados pelo paciente, que podem aumentar ou diminuir a ação do mesmo. Efeitos colaterais, assim como reações alérgicas a medicamentos, também é uma forma de iatrogenia. Com o passar do tempo, algumas bactérias se tornar resistentes a determinados medicamentos, e essa resistência também é uma iatrogenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário